Como o próprio se dá a conhecer é um tipo curioso difícil de se definir, gosta de conversar um pouco de tudo e tal e qual como tem prazer em aprender o mesmo sentimento tem ao passar a mensagem daquilo que sabe e é assim que de uma forma auto-didata, exerce funções como ambientalista, palestrante, agricultor, mediador e professor. Fazendo mais de 40 anos que trabalha nesta área, contrariando um pouco a família que inicialmente nunca gostou que ele vivesse da terra, hoje em dia é alguém que vive feliz com a terra, andar de sachola e ganhar calos na mão é das coisas que tem mais gosto. Um figura relevante no território envolvente da Quinta de Noêda, e é lá mesmo que funda a Associação Social de Cultura Ambiental “A SOALHEIRA”, onde o lema é “quem sabe vem ensinar, quem não sabe vem aprender”, dedicando-se ao cultivo de boas sementes e ao desenvolvimento de plantões inovadores é também lá que produz milho painço para confecionar basculhos ecológicos.
Para além disso, de forma a promover a utilidade do milho para mais do que culinária desenvolveu vassouras concebidas através das espigas de milho, uma alternativa curiosa que pode adquirir em qualquer sessão do CampMarket.
Muito envolvido no projeto URBiNAT, introduziu o projeto Germinário na Horta de Oliveira em Campanhã, processo que tem gerido em paralelo com a sua própria produção na Quinta da Noêda.
Informações pessoais e profissionais
Cargo
Artesão e Ambientalista
Organização
A Soalheira
Contacto
emaildasoalheira@gmail.com