As Caminhadas com Yoga

As Caminhadas com Yoga

 

Foi numa linda tarde de sol que nos dirigimos ao Jardim do Yoga, um local magnífico situado na freguesia de Campanhã, onde pudemos conversar com o Sr.Alberto, o responsável pela iniciativa “Caminhadas com Yoga” e o instrutor das aulas de Yoga que promove no seu Jardim. Está, desde já, convidado a participar e a conhecer este recanto: a primeira aula é grátis!

 

Batemos à porta e lá estava ele, com grande entusiasmo, à nossa espera, para falar e nós bem entusiasmados para o ouvir. Inicialmente, ainda nos falou um pouco da casa, de como a conseguiu comprar, mais ao menos, há vinte anos atrás, uma casa muito humilde e acolhedora, onde livros e quadros decoram a sala.

 

Ao descer para o jardim, nas traseiras, chamado pelo Sr.Alberto de”pequeno paraíso”, somos cumprimentados pela gata, ouvimos os pássaros e avistamos imensas flores. É o próprio Sr.Alberto que prepara as cadeiras e a mesa para fazermos a entrevista e, para isso, nada melhor que esse jardim onde se respira paz e tranquilidade.

 

 

 

 

Mesmo antes de começarmos a entrevista ainda nos deu a conhecer algumas das suas memórias, entre elas a sua viagem á India onde descreveu a sua surpresa em conhecer pessoas que respiravam paz e calma mesmo inseridos em ambientes caóticos e barulhentos como normalmente estes locais com uma densidade populacional enorme conseguem ser.

 

Já embalados na conversa, o Sr.Alberto explica-nos como surgiu a iniciativa Caminhadas com Yoga dentro do projeto URBiNAT e como após alguns experimentos, começou a ganhar a sua forma. Até ao dia de hoje, ja fez imensas Caminhadas por Campanhã que, como o próprio nome sugere, termina sempre com uma aula de Yoga.

 

Esta iniciativa tem como objetivo unir a atividade fisica à valorização do património e à ligação à natureza. Como também é um grande conhecedor da zona de Campanhã, podemos contar, durante a caminhada, com algumas histórias de locais, juntando-se, algumas vezes, o Sr.João Valente da Soalheira numa vertente mais ambiental, falando-nos das PANCs (Plantas Alimenticias Não Convencionais).

 

Caminhadas com Yoga tem conseguido algumas parcerias, entre elas a Ágora, entidade promotora da atividade “Dias com Energia” que, todos os sábádos, dinamiza uma aula de Yoga  num espaço público da cidade. Mais recentemente, a iniciativa “Caminhadas com Yoga” também se associou à Derivas #29 – As Primaveras de Bonjóia, programado pelo Museu do Porto.

 

Num remate final, o Sr.Alberto partilhou connosco como tem sido gratificante levar o Yoga às comunidades, e agradeceu o apoio de todos os participantes e a nós, Campanh’UP, que desde o inicio apoiou na divulgação e participação das Caminhadas.

 

Fiquem atentos às proximas datas das Caminhadas, em Junho poderão contar com uma Caminhada pelo Rio Torto para conhecermos a história da Ponte do Gato. Não percam!

Veja as Caminhadas com o Yoga no Youtube!

Parceiros